Fonoaudiólogo pela UFSC, Mestre
em Ciências pela USP e experiência
de mais de 10 anos em próteses auditivas convencionais e implantáveis.
Globalmente, cerca de 47 milhões de pessoas viviam com demência em 2015, e este número deverá triplicar até 2050.
Em 2011, Dr. Frank Lin e seus colegas, realizaram um estudo para avaliar se a perda auditiva estava associada com as causas de demência e a doença de Alzheimer. Eles concluíram ao final da pesquisa que “A perda auditiva está associada com demência por todas as causas após ajuste para sexo, idade, raça, educação, diabetes, tabagismo e hipertensão.” Isso significa que o vínculo entre perda auditiva e demência não se deve a outros fatores além da própria perda auditiva. Em última análise, eles encontraram um aumento de 200% na probabilidade de demência com perda auditiva leve, 300% com perda auditiva moderada e 500% com perda auditiva severa.
Em 2017, a Comissão Lancet que estuda demência foi convocada para rever as melhores evidências disponíveis e elaborar recomendações sobre como gerenciar ou prevenir a epidemia de demência.
Em sua revisão de pesquisas, eles identificaram 9 fatores de risco potencialmente modificáveis para demência.
A partir do nascimento, a genética pode desempenhar um papel no risco de demência e este é o único fator de risco não modificável, neste estudo contribuiu para 7% do seu risco global de demência.
Na infância, menor acesso a educação é um fator de risco de 8% para demência.
Quando chegamos à meia-idade, a perda auditiva contribui com 9% para o risco de demência. Este é o fator de risco potencialmente mais modificável, uma vez que temos as opções de reabilitação auditiva, como a prótese auditiva, por exemplo.
À medida que você se aproxima da idade avançada, há outros fatores de risco, como Depressão e isolamento social, que também são efeitos associados com a perda auditiva não tratada, e se somarmos esses percentuais, a perda auditiva não tratada representaria 15% do risco total de demência.
No total, se todos esses fatores de risco fossem eliminados, o risco de demência poderia diminuir em até 35%. Não tratar sua perda auditiva é muito arriscado!
O melhor em tecnologias auditivas com atendimento humanizado e baseado em evidências científicas.
Ligue
(47) 3516-0086
(47) 98915-4221
Envie um email
maycon@espacoauditivo.com
© ESPAÇO AUDITIVO | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS